Início > Saúde, Tecnologia > Gana: O lixão tecnológico do mundo

Gana: O lixão tecnológico do mundo

Cada ano que passa, a tecnologia cresce mais certo? A pessoas conseguem comprar mais fácil, pois ela vai ficando cada vez mais barata. Hoje em dia, uma família de classe média alta, tem em média, um computador para cada pessoa da casa. Mas temos que ver, que hoje em dia, se você tiver um objeto eletrônico não demora muito pra ele ficar passado já , cada “mês” surge um equipamento mais novo, melhor, e que tenha mais funções.
Os computadores antigos, os objetos eletrônicos antigos, são jogados fora, e dai eu pergunto:
Para onde eles vão?


Em Gana, na região sub urbana da capital Agbogbloshie, se tornou, nos últimos anos, um lixão de computadores e objetos eletrônicos para os países ricos, como EUA, e outros da Europa. Centenas de toneladas de lixos eletrônicos são despejado em Gana.
Os países ricos na tentativa de descarregar seus estoques crescentes de lixo tóxico acabam mandando “doações” para os países mais pobres ao exemplo de Gana. De 20 a 50 milhões de toneladas de eletrônicos descartados a cada ano, você consegue imaginar quanto isso prejudica o meio ambiente?
Cada vez mais este lixo eletrônico está encontrando seu caminho para a África Ocidental e de países como Gana, Nigéria e Costa do Marfim. Líderes mundiais ignoram as leis internacionais de rotulagem dos equipamentos, bens em segunda mão ou doações de caridade, mas, na realidade, bem como 80% dos computadores enviados para Gana estão quebrados ou obsoletos (sera que são doações mesmo?).
Seu lugar de descanso final é Agbogbloshie despejo onde são desfeitos, principalmente pelas crianças, para salvar o cobre, discos rígidos e outros componentes que podem ser vendidos.
A alienação de bens eletrônicos é um assunto sério e deve ser feito de maneira ambientalmente responsável, no entanto, em lugares como o Gana não há leis para prevenir que isso aconteça, o que é uma pena pois todos sabemos o que esse material vai causar a saúde humana e a do meio ambiente.

Categorias:Saúde, Tecnologia
  1. agosto 28, 2010 às 4:06 pm

    Olá, boa tarde! Peço sua ajuda para a divulgação deste assunto que é muito importante para nossa população…A Lei 13.576/09, de nossa autoria, que serviu de modelo para outros estados brasileiros, regulamenta a reciclagem e destinação final do lixo tecnológico. Nesta campanha, queremos lutar para que todos os dispositivos da Lei do Lixo Eletrônico sejam fiscalizados e cumpridos integralmente. Queremos aumentar o número de postos públicos e privados para o descarte de aparelhos eletrônicos. Conheça os projetos do Paulo Alexandre Barbosa 45633, candidato a Deputado Estadual de São Paulo, pelo partido do PSDB.Site: http://www.pauloalexandrebarbosa.com.brFacebook: Paulo Alexandre Barbosa 45633Twitter: PAB45633

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: