Início > Saúde > Dor de cabeça e suas curiosidades

Dor de cabeça e suas curiosidades

Você é aquela pessoa que sofre de dor de cabeça? Morre de enxaqueca? não aguenta mais ficar tomando vários remédios para aliviar a dor? saiba aqui algumas dicas, curiosidades sobre as diversas dores de cabeças.


Diferença entre cefaléia e enxaqueca
Dor de cabeça e cefaléia significam a mesma coisa e enxaqueca é um tipo de cefaléia primaria.
Existem vários tipos de cefaléia e enxaqueca.As crises de enxaqueca são causadas, em parte, pelas mudanças no nível de uma substância produzida no cérebro chamado serotonina. A serotonina exerce um efeito sobre os vasos sanguíneos. Quando seus níveis são altos, os vasos sangüíneos se contraem. Quando caem os níveis de serotonina, os vasos sangüíneos se dilatam. Esta dilatação pode causar dor ou outros problemas.

A falta de óculos pode causar dor de cabeça?
Também existem problemas oculares que podem causar dor de cabeça. Em alguns casos, a dor de cabeça é causada pelo estrabismo e esforço dos músculos do olho, em uma tentativa de focar melhor a visão. Em outros casos, problemas de pressão interna e inchaço no seio das estruturas do olho podem causar dor em outras áreas da cabeça. Dificuldades com a visão, como a visão embaçada ou desfocada, causada por falta de visão de longe, podem ser corrigidas com óculos ou lentes de contato. Outras doenças, como glaucoma, precisam ser investigadas clinicamente e tratadas precocemente. Uma vez que a causa da fadiga ocular é corrigida, o problema acaba.

Fortes dores de cabeça são sinais de doenças graves?
Não há relação entre intensidade de dor e gravidade da doença. Dor não é um bom preditivo de gravidade, mesmo porque as piores doenças não são acompanhadas de dor. Mesmo o Câncer, que pode causar dor em estágios mais avançados e o próprio glioblastoma multiforme e metástases de melanoma no sistema nervoso central (SNC) NÃO causam dor.

Dores de cabeça frequentes podem ser causadas só pelo estresse e muito trabalho?
Todo mundo já teve aquela dor de cabeça que aparece quando trabalhamos muito ou temos muitos problemas pra resolver. Isso é normal, já que o excesso de trabalho e nervosismo pode ajudar a desencadear uma cefaleia. Mas tome cuidado, se ela não for embora ou se repetir muitas vezes, é bom procurar por outras causas e até consultar um médico.

Existem quantos tipos de dor de cabeça?
A Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece hoje em dia mais de 300 tipos de dor de cabeça, divididos em cefaleias primárias ou secundárias. As primárias são causadas por alterações bioquímicas cerebrais ou fatores genéticos, tais como a cefaléia de tensão (que pode ser crônica ou episódica), enxaqueca, cefaléia em salvas, cefaléia em facadas, que são as mais comuns. Já as secundárias ocorrem, normalmente, devido a lesões que afetam o cérebro.

Alimentos gelados podem causar dor de cabeça?
Podem sim. Quando um alimento gelado entra em contato com o céu da boca, um centro nervoso acima do local é acionado, causando a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, ocasionando a cefaleia.

Porque ressacas causam dor de cabeça?
O excesso de álcool em qualquer pessoa pode causar dor de cabeça de ressaca. O álcool provoca desidratação no organismo e vasodilatação, provocando dor. Ele também provoca dores de cabeça em conseqüência de seus efeitos sobre o açúcar no sangue. Além disso, muitas vezes, o álcool desencadeia uma crise de enxaqueca.

Mulheres tem mais chances de ter enxaqueca?
As razões para que as mulheres apresentem mais episódios de enxaqueca do que os homens ainda não estão bem esclarecidas, mas acredita-se que umas das causas seja a relação com a atividade hormonal feminina. A mais importante é a enxaqueca relacionada com o período menstrual, que pode ocorrer antes, durante ou após o período menstrual. A idade mais comum para a enxaqueca ocorrer nas mulheres está situada entre a 2ª e 3ª década de vida. Como a cefaléia apresenta como uma das suas principais causas o componente genético, este também é um dos fatores que os estudos apontam para que as mulheres tenham mais dor de cabeça do que os homens.

Todo mundo tem dor de cabeça?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaléia estima-se que 76% das mulheres e 57% dos homens tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

Pessoas com enxaquecas devem evitar chocolates?
Ainda não há estudos conclusivos sobre o chocolate, mostrando vantagens ou desvantagens significativas, no que se refere ao fato do chocolate provocar dor de cabeça. O chocolate possui algumas substâncias (dependendo do grau de conteúdo de cacau) que podem influenciar no ‘disparo’ da dor de cabeça, tais como a feniletilamina, cafeína e serotonina. Porém, isto depende de como o organismo reage, principalmente se a ingestão é grande. Para muitas pessoas, essas substâncias podem até ajudar no combate à dor de cabeça. A moderação é o que se recomenda ao comer chocolate, porque ele também contém açúcar.

A dor de cabeça pode aparecer na hora do sexo?
A dor de cabeça que pode ocorrer no momento do orgasmo se chama cefaléia do esforço ou a cefaléia orgásmica. A maioria dessas cefaléias não é importante e ocorre devido a excitação sexual. Mas para alguns pode significar anormalidades na vascularização cerebral e é preciso fazer o diagnóstico diferencial, se houver recorrência da dor. No caso da dor de cabeça ser bem aguda, a causa é o aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos durante o orgasmo e isto não é grave.

O uso de anticoncepcionais hormonais podem agravar a enxaqueca?

Esse tipo de tratamento pode ter efeitos diferentes, dependendo do organismo de cada pessoa. Em 25% dos casos, as mulheres apresentam uma melhora na intensidade das crises. Já em 25% das mulheres as crises são piores. O restante não apresenta alteração.
Pode e é freqüente, principalmente na mulher que tem enxaqueca e toma anticoncepcional contendo estrogênio pode ter um risco aumentado de apresentar as crises de enxaqueca. Além disso, a mulher que toma anticonecpcional e fuma, tem seu risco aumentado de ter derrame em 34 vezes, segundo estudo científico. Uma das alternativas é o uso do DIU com hormônios, mas há discussão se também desencadeia ou perpetua a enxaqueca


Como a enxaqueca é tratada?

São três as maneiras de tratar a enxaqueca: 1. tratamento sem medicamentos 2. tratamento das crises 3. tratamento preventivo
O primeiro se resume a identificar as causas da enxaqueca e fazer de tudo pra evitar que elas aconteçam. O tratamento das crises é mais pontual e envolve medicamentos diversos pra resolver o problema imediato da dor. E o tratamento preventivo é normalmente usado em pacientes com crises agudas ou muito frequentes, sendo feito através de medicamentos indicados somente por médicos.
O indivíduo com enxaqueca (enxaquecoso) tem um cérebro sensível, com baixo limiar para a dor. O tratamento consiste em modular essa sensibilidade, em aumentar o limiar sensitivo e em aumentar os impulsos descendentes que suprimem a dor.
Eliminar ou controlar os fatores perpetuantes ou desencadeantes das crises.
Tratar as crises tão prontamente quanto possível: o padrão é medicamentoso, com recomendações gerais, como bom sono, repouso, quarto escuro, temperatura adequada, dentre outros. O tratamento melhor é interdisciplinar.


Dormir mal pode causar dor de cabeça?
As mudanças de horário de sono (dormir demais ou de menos) podem causar dor de cabeça. Além disso, pode ser que o mesmo sintoma que provoca a má qualidade do sono seja a causa que acabe em uma dor de cabeça, como a apnéia, que impede a oxigenação correta do cérebro durante a noite. Dormir mal pode significar respirar mal, acúmulo de CO2 (narcose), edema cerebral e cefaleia – é grave e frequente. Mas dormir mal pode também significar postura inadequada com cervicalgia e dor referida no segmento cefálico. Consumir bebida alcoólica horas antes de dormir pode provocar alterações do sono. Dormir pouco pode desencadear enxaqueca em pessoas com limiar baixo.



Caso tenham alguma dúvida perguntem nos comentários em baixo..


Categorias:Saúde
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: