Início > Curiosidades > Como aumentar sua inteligência

Como aumentar sua inteligência

Suponha   que   seu   objetivo   é   relaxar,   o   que   você   faz?  Talvez   vá   dormir,   simplesmente.   Ou 
pode ser que tome um gostoso banho quente antes. Pode ser também que para relaxar decida que 
vai, nesta ordem: nadar   mil metros, fazer uma sauna, tomar uma massagem, um delicioso banho 
quente e depois tirar um cochilo. Ou seja, atingir um objetivo pode envolver apenas uma ou várias 
operações ou comportamentos. 

 Uma   seqüência   de   operações   ou   comportamentos   que   adotamos   para   atingir   um   ou   mais objetivos é chamada estratégia. Cada comportamento efetua uma transição que nos conduz a um estado intermediário, menos diferente e mais próximo do estado pretendido (figura). 
 As estratégias constituem a essência da inteligência. São a forma como organizamos nossos pensamentos       e  comportamentos       para   dar  cabo   de   um   objetivo.   Diferentes    objetivos   requerem diferentes estratégias: os comportamentos para relaxar são diferentes dos usados para aprender; o que se faz para arrumar um emprego pode não servir para conseguir uma namorada. Quanto mas apropriadas forem as estratégias, melhores serão os resultados. Uma estratégia de digitação que usa 10 dedos produz mais do que uma que só usa 2. Usar um processador de textos para escrever um livro é mais produtivo do que usar uma máquina de escrever (pelo menos para mim). Uma estratégia amigável para conseguir um desconto em uma loja pode ser mais eficaz do que   uma   estratégia   agressiva.   Uma   estratégia   com   elementos   de   iniciativa   pode   ser   melhor   para alcançar um resultado do que uma em que predomine a expectativa. 
Uma pessoa pode ter estratégias excelentes para certos resultados, como ganhar dinheiro, e ter 
estratégias    menos     eficientes  para   outros,   como    relacionamento      pessoal.   E  se  não   houver    uma estratégia apropriada para o resultado pretendido, este não será atingido ou é iniciado um processo 
de tentativa-e-feedback 1 (antigamente chamado tentativa-e-erro). Se não sei nadar e caio n’água, vou agitar braços e pernas na tentativa de flutuar. 
Algumas coisas são mais previsíveis do que outras. Se executo uma estratégia para obter um resultado e ele não acontece, posso aplicar outra estratégia, se disponível. Por exemplo, um documentário na televisão mostrou um homem no deserto que, para matar a sede e sem oásis por perto, procurava uma certa planta, raspava sua raiz e obtinha água aos pingos espremendo as lascas na mão. Se estou com sono no trabalho e minha estratégia inicial para lidar com isso, tomar café e lavar o rosto, não funciona, posso buscar uma estratégia envolvendo alongamentos variados para acordar o corpo. 

Portanto, dispor de várias estratégias para um mesmo objetivo garante maior probabilidade de atingi-lo. Isso pode ocorrer para cada estado intermediário. A cada martelada em um prego, olho como ficou. A condição do prego (e do meu dedo) após a martelada é o feedback de que preciso para aprender ou decidir o que fazer a seguir. Em um relacionamento, fornecer feedback é informar ao outro o que achou ou sentiu a respeito de um comportamento ou atitude, como “Gostei do que você fez” ou “Não apreciei esse tom de voz”.

Categorias:Curiosidades
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: